Você sabe qual a participação da cerveja na cultura celta?
Postarei aqui algumas informações sobre a cerveja na cultura celta para termos mais um pouco de conhecimento sobre esta bebida tão apreciada...
A origem da palavra Cerveja do latim cerevisia vem dos povos gauleses que habitavam a Gália, antigo território da França atual.
A Gália ocupava o seguinte espaço geográfico: a atual França, Bélgica, o extremo oeste da Alemanha e o norte da Itália. Os gauleses viviam da agricultura, caça, pesca e bebiam cerveja muita cerveja alem do famoso hidromel, como todos os povos do norte da Europa
Obs.: O povo gaulês é de origem celta.
Gaulês – 1. Indivíduo dos gauleses, povo celta que habitava a Gália
Na cultura e mitologia Irlandesa tivemos os Partholonianos que introduziram a produção de cerveja na Irlanda algo que se tornou uma tradição e foi Malaliach, o primeiro a produzir cerveja, é também o primeiro a valer-se de técnicas divinatórias na Irlanda.
Os povos Celtas também foram os primeiros a usar o lúpulo em suas cervejas para dar o gosto meio amargo que temos hoje e também para prolongar o tempo de consumo da bebida, incluindo degustação de maltes entre outros.
Hoje a Irlanda tem sua famosa cerveja a dry stout ou Irish stout este tipo de cerveja produzido a partir de cevada torrada, que produz um malte especial (escuro) e possui um sabor amargo conferido pelo lúpulo associado ao adocicado do malte. Enquadrado como cerveja de fermentação superficial, por possuir alto teor de álcool (5 a 6,5%). Possui também elevado teor de extrato primitivo, cerca de 15%..
Na Irlanda temos três cervejarias a Guinness, Murphy’s e Beamish e que produzem ótimas cervejas, diga-se de passagem, hehe.
Não se pode falar de cerveja sem falar em Guinness é como falar de cultura celta e não falar do Celtas Today hahaha. Comercializada em mais de 150 países e com um consumo de mais de 10 milhões de pints por dia, essa cerveja Stout foi criada por Arthur Guinness em 1759, é um dos ícones desse estilo como também de seu país, a Irlanda. Sua fabrica fica atrás do portal de St. James, em Dublin, é um dos lugares mais visitados da cidade. Com sua espuma branca cremosa, tão famosa que chega a ser usada sozinha nos comerciais da marca, a Guinness desperta aromas convidativos de tostado como café e chocolate amargo. Uma cerveja muito saborosa e seca. Apesar de sua aparência robusta, ela também possui uma graduação alcoólica leve, somente 4,1 % de vol.