
"Smoo Cave é uma caverna de pedra calcária que consiste em três câmaras, uma queimadura entra na segunda câmara através de um orifício no teto caindo a uma distância de 80 pés.
A caverna é considerada a entrada para o outro mundo, e tem duas lendas associados. O primeiro diz respeito a um piper que vai para o jogo caverna e nunca mais foi visto. A lenda é muito comum na Escócia, e geralmente denota uma entrada para o reino das fadas.
O segundo conto relaciona-se com Lord Reay, um famoso bruxo da área local. Enquanto o assistente estava em Roma estudando as artes negras, o diabo disse ter roubado sua sombra enquanto tentava roubar sua alma. O assistente estava explorando a primeira caverna com seu cão de estimação em seu retorno de Roma, quando seu cão avançou para a segunda caverna, soltou um grito e voltou correndo pelado.
O assistente sabia que o diabo estava à espera na caverna para reivindicar a sua alma, mas apenas como o assistente estava prestes a aceitar seu destino, os primeiros raios de sol filtrados na caverna e um galo cantou, anunciando o novo amanhecer. O Diabo, e três bruxas com ele, arrancada pelo teto da caverna para escapar, deixando o buraco onde a água corre para criar a cachoeira. "(1)
Outra variação do conto de Lord Reay e do país das fadas:
"No folclore de Caithness, na área de montanhas da Escócia, Lord Reay é um mágico que acreditava que ele tinha de sair melhor em um encontro com uma bruxa em Smoo Cave.
Seu prêmio foi um bando de fadas que gostavam nada melhor do que trabalhar. A construção de várias obras de terraplanagem na freguesia de Reay são atribuídos a estas fadas, trabalhando sob a direção de Lord Reay.
No entanto, o apetite das fadas para o trabalho era insaciável e, eventualmente, suas demandas tornou-se intolerável. Então Lord Reay colocá-los para trabalhar a construção de uma ponte de areia em todo o Pentland Firth, onde, é claro, as correntes ferozes lavar a areia tão rápido quanto as fadas pode construir. "